domingo, 1 de março de 2009

Stanley Kubrick's Full Metal Jacket

Começando a semana de homenagem a Stanley Kubrick (1928 - 1999), que morreu no dia 7 de março de 1999, antes de estrear o seu último lançamento, Eyes Wide Shut (De Olhos Bem Fechados, 1999). O Primeiro filme escolhido foi Full Metal Jacket (Nascido Para Matar, 1987), que traz a versão de Kubrick sobre a Guerra do Vietnã. Basicamente, pode se dividir o filme em duas partes: A primeira, que relata o treinamento de um grupo de recrutas para o ingresso no corpo de Fulizeiros Navais (Marines), e a segunda, a guerra basicamente dita. Ambas as partes são narradas pelo soldado "The Joker" (Matthew Modine), que testemunha diferentes e horríveis acontecimentos ao longo de todo o filme. Outros personagens são de extrema importância do enredo filme, como os soldados "Cowboy" (Arliss Howard), e Leonard Lawrence "Gomer Pyle" (Vincent D'Onofrio), o Sargento Hartman (R. Lee Ermey) e "Animal Mother" (Adam Baldwin). Diferente de outros clássicos sobre a Guerra do Vietnã, como Platoon (Oliver Stone) e Apocalypse Now (Francis Ford Coppola), Full Metal Jacket mostra de uma forma diferente temas como o tratamento de militares aos nativos, a visão dos mesmos quanto à guerra, e a tentativa de reconhecimento da própria personalidade no front. A visão de Kubrick, aliada com suas já conhecidas características (Preparo incansável dos atores e da equipe de filmagem, a longa duração do período de filmagens, o uso de equipamentos de última geração para a produção), logra em mostrar o Vietnã em pedaços, assim como são os relatos do soldado "The Joker", sendo estes o fio condutor da história. Abaixo, encontra-se duas cenas famosas retiradas do filme. A primeira, a cena em que "The Joker" e "RaftMan" se deparam com um atirador que inescrupulosamente assassina civis, e a segunda (Infelizemente, com baixa qualidade), ao som de "Surfin' Bird", da banda The Trashman, que mostra em sequência soldados americanos atacando posições de vietcongues, com diálogos que refletem a um humor negro. É óbvio que, para quem ja viu o filme, a cenas escolhidas não são as melhores, mas estas escolhas se devem apenas a mostrar um pouco do filme, e não mostrar os principais pontos do mesmo. Espero que gostem, e comentem.
Ps: O filme é uma ótima opção. Assistam!!!


Cena 1: Get Some!

Cena 2: Surfin' Bird

4 comentários:

  1. hehehe!

    Pow, legal, Pequi. Kubrick foi genial. E com certeza merece essas homenagens.
    Nascido para Matar nunca vi, para ser sincero. Aliás, já vi, quando era bem pequeno (ainda mais... hehehe) e não tenho condições de avaliar a qualidade do filme.
    Mas de qualquer forma aumentou ainda mais a minha curiosidade para ver.


    Abraços
    .

    http://solucomental.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. born to kill e o simbolo de paz e amor tsc tsc rsrsrs

    ResponderExcluir
  3. Na verdade, "Full Metal Jacket" é baseado no livro homônimo de Gustav Hasford, fuzileiro que serviu no Vietnã como correspondente. Ao lado de Stanley Kubrick e Michael Herr, Hasford assina o roteiro do longa.

    Assim como "Laranja Mecânica", também do Kubrick, "Full Metal Jacket" é irritantemente fiel ao livro - coisa rara de se ver. Para quem gostou do filme, a leitura do livro é obrigatória.

    E a propósito, moramos na mesma cidade, Uberlândia. Coincidência.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Pela descrição é uma Boa dica!
    tá na lista aqui!

    ResponderExcluir